Finanças Pessoais 2008-05-16 00:05
É no solo que está a maior riqueza para os investidores
Fundo do Deutsche Bank aposta nas seis ‘commodities’ mais lÃquidas.
Marta Reis
A mãe terra tem sido o ganha-pão dos accionistas nos últimos tempos. É da terra que têm germinado as maiores rendibilidades, em produtos como trigo, milho. É nas profundezas do solo que se têm captado os maiores ganhos, em matérias-primas como o ouro e o petróleo.
Por isso, as ‘commodities’ fazem cada vez mais parte de produtos de investimento, são alvo da atenção de gestores e investidores e, numa altura em que as economias emergentes aumentam a procura e estimulam os preços, o valor destas ‘commodities’ não pára de subir.
O DB Platinum Commodity Euro Fund, do Deutsche Bank, é um dos produtos que aposta nas ‘commodities’. No último ano acumula uma rendibilidade de 74% e desde o inÃcio de 2008 um ganho de 24%. Simultaneamente com a elevada rendibilidade, o fundo é também muito volátil. Tendo em conta estas caracterÃsticas destina-se a um investidor com perfil de risco mais agressivo. O DB Platinum Commodity Euro Fund deve constituir-se como componente integrante de um ‘portfolio’ diversificado, numa estratégia de investimento de médio/longo prazo. O fundo está indexado ao desempenho de um Ãndice do Deutsche Bank composto pelas seis ‘commodities’ mais lÃquidas e representativas do mercado: petróleo, gasóleo para aquecimento, alumÃnio, ouro, trigo e milho.
O Commodity Euro Fund tem uma alocação dinâmica, ou seja, a percentagem de exposição a cada uma das ‘commodities’ vai variando consoante a sua performance. Em 2008, o fundo tem vindo a reduzir o peso em energia (65% no final de 2007 para os actuais 49%) e aumentar em alumÃnio (de 14% no inÃcio de 2007 para 32%). Isto porque, este ano, a China, uma das economias mundiais com maior taxa de crescimento, converteu-se em importador desta ‘commodity’ quando até aqui era exportador.
|
 |
| Comentários |
| |
| |
 |
|
|