Internacional - Economia

Exportações impulsionam 2008-05-16 08:10

Economia japonesa cresce mais que o esperado no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu 3,3% nos primeiros três meses de 2008, face ao mesmo período do ano passado, um ritmo mais rápido do que o esperado pelos economistas, tendo sido impulsionado pelas exportações para os mercados emergentes da Ásia, que ajudaram a compensar o abrandamento nos Estados Unidos.

Mafalda Aguilar

Em termos mensais, o Japão cresceu 0,8%, o ritmo mais rápido do último ano, mostram os dados oficias do Governo japonês.A mesma fonte indica ainda que o PIB do quarto trimestre de 2007 foi revisto em baixa de 3,5% para 2,6%.

Os números do PIB do primeiro trimestre ficaram acima das estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg apontavam, em média, para um crescimento de 2,5% e surgem um dia depois de a Alemanha ter repostado que a sua economia se expandiu ao ritmo mais rápido dos últimos 12 anos, resistindo ao abrandamento da maior economia do mundo.

Ontem, foi ainda conhecido que o PIB da Zona Euro se expandiu a uma taxa de 1,5%, mais do dobro do esperado.

“O grande abrandamento não está a acontecer. O mundo está a resistir. A procura global é grande”, disse Jesper Koll, director do fundo ‘hedge’ Tantallon Research Japan, citado pela Bloomberg.


Comentários
 
 
envie o seu comentário
 
nome:
email (opcional):
comentário:
Os comentários enviados serão publicados após aprovação. O DE reserva-se o direito de não publicar comentários considerados como ofensivos ou sem ligação alguma ao artigo em questão

[an error occurred while processing this directive]