Internacional - Economia

Descarta riscos de recessão em Portugal 2008-05-16 09:35

Constâncio alerta para abrandamento do crescimento europeu no segundo semestre

O governador do Banco de Portugal e membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) afirmou hoje que não vê riscos de que a Europa entre em recessão, mas que o crescimento económico irá provavelmente abrandar nos últimos seis meses do ano.

Pedro Duarte

Em declarações aos jornalistas, citadas pela agência Reuters, Constâncio afirmou que "foi sempre claro que iria ocorrer uma desaceleração do crescimento europeu no segundo semestre do ano (...) acho que não há riscos de recessão na Europa ou em Portugal".

Questionado sobre a inflação, Constâncio respondeu que, "em termos globais, a inflação está a subir".

Comentários
 
NapoLeão
Pode a Europa entrar (não entrou já ?) em recessão... que isso não incomoda o nosso eterno Governador camarada Constâncio ! É chocante como este membro do BCE e BdP se sente afastado dos mortais !
 
observatori
O governador do banco de portugal deve estar a falar do outro País, mas próspero. Portugal é o País a 25 que nos últimos 6 anos cresce abaixo da média europeia. Tem uma das taxas de desemprego mais elevadas da europa dos Países "ricos". Tem 5 milhões de Cidadãos Portugueses a trabalhar no exterior. Tem um sistema Nacional de saúde equiparado ao país 3º mundo, tem um sistema de justiça tipo Venezuela. Tem uma classe politica mais incompetente e corrupta que hÀ memória. Tem 85% dos presidentes das camaras municipais nacionais reformados e sentados no poder. etcc... O Dr. Vitor Constância está mesmo noutro País.
 
o incrédulo
esta pessoa devia era pôr a mão na consciência e anunciar um corte no seu vencimento e ragalias do seu staff oneroso demais para um país que se diz está de tanga , ganha 3 vezes mais que Bernanke e Allan Greenspan USUFRUI DE REGALIAS E REFORMAS IMPENSÁVEIS PARA UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO QUE O É , MAIS TENDO EM CONTA O CRITÉRIO ESCANDALOSO E FASCIZANTE COM O SEU PARTIDO (PS) tem tratado essa classe trabalhadora que é a função pública excluindo da mesma obviamente os seus soldados nomeadamente este , tenha vergonha constancio anuncie algo de digno de uma pessoa que se diz honesta reequilibre o o OE e poupe a sua frota automóvel e as regalias arabescas dos seus duques
 
JM
Esqueceu-se de informar o Sr.Engenheiro dos seus palpites? Já agora, terá sido o senhor governador a dar-lhe a dica de baixar as previsões de crescimento de 2,2 para 1,5% (mais de 30%!)? É que isto já faz lembrar o déficite: coloca-se a fasquia bem alta, ainda que, pelas "vossas contas" e partindo do princípio de que eram obrigados a governar com o orçamento do Dr. Santana, para depois colherem os louros de uma descida tão rápida. Assim, no futuro, vão dizer que graças à grande capacidade e competência do governo, apesar da crise internacional, conseguiram um crescimento de 1,8% quando tudo levava a crer que seria bem inferior.
 
RPM (ruipedromatos@meo.pt)
mas este Governador só agora é que faz as declarações que faz, depois do governo ter refeito as contas de crescimento económico português? Ai que Governador seguidista....
 
MAVERICK
Se Victorsempreapanhadonacurvaconstancio o diz é porque a recessão VAI mesmo acontecer!
 
Zé pevinho
Mas qual é o problema de a Europa abrandar? até deviamos estar satisfeitos pois nós até somos mais avançados, em vez de estarmos a abrandar estamos a recuar. Viva portugal
 
Adalberto / Cascais
As expectativas do Victor n interessam para nada. O que interessa é que a economia está em recessão. Isso sim, são boas notícias!! FORÇA Pedro! FORÇA PPD/PSD!!!
 
Pedro Maria Lello Sotto
Lamentamos sr.governador, mas são mesmo exelentes notícias!!!!! Contra elas nada pode fazer. E isto hade peorar muito mais!... 2009 será nosso. Força PSD! Força PSD! Força PSD! Força PSD!
 
Luis Porto
-E de quem é a culpa em,em????? -Da crise, do dr. Constâncio levar para a sua rica casinha um dinheirão do Bush ter atacado o Iraque de quem é a Culpa.
 
Zé pevinho
Ó malta do PSD dos comentários ai de cima, eu realmente acredito que o PSD vai ganhar as próximas eleições. Mas também acredito que vai ser como os clubes que mudam de treinador, os resultados serão os mesmos ou piores ainda. Ou será que já se esqueceram do Durão que até fugiu pra Europa, do Santana que foi uma das maiores incompetências que já vimos. E do Cavaco que permitiu que começasse o nosso declínio. Mas também não esqueço as desgraças do PS que também foram mais do mesmo. Meus amigos nós temos que mudar é os políticos, e se colocamos a governar o pais os mais capazes e inteligentes do nosso pais, e aqueles que realmente querem prestar serviço público e prepararem-se para os tachos pós governação
 
contas
pois o Vitinho lá sacou mais uns coelhos doentes da cartola, então mas isto é novidade para ele vai dizer que não sabia , pois eu não sou dr mas sabia dito ó ó´ó faz meses , bastava olhar à volta , quem pensou , aliás como Salazr pensava que Portugal era um mundo à parte e podia ficar fora de tudo desde que a moeda fosse forte que o era , ai a sua grande vantagem sobre estes "Dr's" que nos desgovernam, mais , tinha uma capacidade negocial de com todos se dar bem o que estes teem apenas de se deixar levar bem logo as desvantagens para nós hoje é que ao invés de evoluirmos com o 25 de Abril ainda nos atrasamos mais , depois para os Santanistas que eu não sou eu é mais futebol inglês, mas de facto esse Sr foi vitima do maior golpe de estado politico alguma vez visto Sampaio ou com paio demitiu-o por um unico motivo que foi dar lugar aos seus criando um discurso mesquinho e levando o eleitorado menos avisado (infelizmente a maioria) a votar em massa num partido onde pontificava um ex ministro do ambiente que apenas a curta memória deste povo faz eleger ,pois já sabiamos da sua "ferocidade e arrogância", socialmente e económicamente falandoo projecto de Santana podia bem levar a um equlibrio das contas de forma mais suave , , por menos do que este ministro e seus comparsas fazem foi ele demitido , que eu me lembre não houve no seu tempo 100 mil pessoas a manifestar-se nas ruas . A economia mundial está fraca devido aos investidores e mais nada o Sr Louco Bush invadiu o Iraque e depois disso acabou o mundo e rezemos para que nada mais que pobreza aconteça porque quando numa casa não há pão tudo pode acontecer , pena que o único dito animal racional à face daterra e até ver no universoo sem inimigos naturais seja o seu 1ª predador . e viva o mercado livre tá-se mesmo a ver o que dá
 
 
envie o seu comentário
 
nome:
email (opcional):
comentário:
Os comentários enviados serão publicados após aprovação. O DE reserva-se o direito de não publicar comentários considerados como ofensivos ou sem ligação alguma ao artigo em questão

[an error occurred while processing this directive]