Internacional - Economia

Zona Euro 2008-07-04 11:16

BCE disposto a colocar Espanha e Irlanda em recessão para combater a inflação

Os analistas consideram que o Banco Central Europeu (BCE) não se importará de sacrificar o crescimento das economias espanhola e irlandesa para conter as pressões inflacionistas, de modo a ajudar a Alemanha a superar a crise.

Pedro Duarte

Para os especialistas, a decisão de ontem do BCE de subir a sua taxa de juro de referência para os 4,25% aproximou ainda mais as economias da Espanha e da Irlanda da recessão, uma vez que ambos os países estão particularmente vulneráveis a um aumento dos custos do crédito, uma vez que os seus mercados imobiliários representam cerca de 10% das suas economias, o dobro da média da União Europeia.

"Elas [as economias espanhola e irlandesa] foram atiradas aos lobos", disse à agência Bloomberg o gestor de fundos da Investment Management Stuart Thomson.

Este responsável adiantou que "é muito mais fácil reduzir a inflação se se está disposto a ter uma recessão em economias como a espanhola, italiana ou irlandesa".

A economia irlandesa registou no primeiro trimestre do ano uma contracção, o que aconteceu pela primeira vez em mais de uma década. No mesmo período de tempo, o crescimento espanhol foi o mais lento dos últimos 13 anos.

Desde Dezembro de 2005, o BCE mais do que duplicou a sua taxa de juro de referência, passando-a de 2 para os 4,25%. Cada ponto percentual a mais nesta taxa representa uma subida de cerca de 13% das prestações mensais das pessoas que estão a pagar casa aos bancos.

Ontem, o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, deu a tentender que não estão iminentes novas subidas dos juros na zona euro. Embora admita que alguns países vão ser mais penalizados do que outros pelo aumento dos juros, Trichet explicou que o banco central tem que ter em mente os interesses de toda a zona euro, tal como a Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos tem que estabelecer uma política monetária para todos os 50 estados dos EUA.

"Se nos concentramos na Califórnia ou na Flórida, estas não são nada como o Massachusetts ou o Alasca", notou Trichet durante uma entrevista à rádio irlandesa RTE.

"No nosso caso, é a mesma coisa, e temos que tomar decisões sobre o que é bom para a totalidade das 320 milhões de pessoas" que residem na zona euro.

A decisão de Trichet é compreendida pelos especialistas, que notam que a Espanha e a Irlanda representam menos de 15% da economia da região e as suas economias combinadas representam apenas metade do tamanho da alemã. E o crescimento da Alemanha acelerou no primeiro trimestre do ano para o ritmo mais rápido dos últimos 12 anos.

Comentários
 
Amorim (amorim.valada@gmail.com)
PORTANTO, QUEM MANDA NO BCE É A ALEMANHA? NEM VALE A PENA FALAR DE TODOS OS OUTROS ESTADOS NA UNIÃO POIS TUDO É FEITO COM BASE NA MAIOR ECONOMIA DE EUROPA! SERA QUE NÃO ESTAMOS PERANTE ALGO MUITO PERIGOSO, ENVOLVENDO MAIS UMA VEZ A ALEMANHÃ? SERA QUE HA GENTE QUE INDA PENSA EU O PASSADO É MESMO PASSADO? É ESTA A EUROPA QUE QUEREMOS, OS MAIS FORTES BENEFECIADOS A CUSTOS DE OUTROS ? QUE DESENVOLVIMENTE ECONOMICO E SOCIAL É ESTE EM QUE A ALEMANHA SAI BENEFECIADA?
 
Alves (bocamolle@hotmail.com)
Pois! Pois! Nós por cá...não lhes damos hipotse e entramos automaticamente em recessão...não precisamos que ninguem nos ponha!...muito à frente, muito, muito,...à frente!!...Aí o Granda Maluco...do Socrates!
 
Coup d'État
Vamos desaparecer do mapa. Os alemães vão reconstruir um novo Império, mas com os mecanismos bélicos do Sec. XXI, as taxas de juro e o mecanismo cambial que, entretanto, conseguiram dominar a seu bel prazer.
 
REALISTA
Então e o resto da Europa! Pelo que eu vejo Portugal está tão mal ou pior que a Espanha....será que somos assim tão insignificantes que nem se lembram que Portugal é um dos maiores da europa em familias endividadas? Será que a Alemanha também não está a sofrer com o aumento de juros! Quero ver essas exportações a aumentar....
 
tt
Afinal o grande sucesso da Irlanda e da espanha assentava no betão. O Durão Barroso passou uma década a falar-nos do milagre Irlandês.
 
LM
Afinal o loby BCE funciona só em função dos grandes, os pequenos são carne para canhão, é esta a Europa que se pretende construir, onde é que isto vai parar, pois é este olhar anquilosado que vai tornar a UE uma utopia.
 
Jose Jesus
Para conter a inflação da forma que o BCE o faz, não é preciso saber ler nem escrever. Basta ser cego em relação ao aumento dos combustíveis, bens de alimentação primários, conjectura internacional, etc. Em relação a conter as *causas_reais* da inflação, não parece que o BCE, nem a UE, façam coisa alguma - é natural em quem não sabe ler nem escrever! Na Alemanha, praticamente só os reformados é que compram casas, para as alugarem, e terem assim um complemento de reforma; é natural que não tenham crise no sector imobiliário, visto que os alemães continuam a reformar-se e a investir as poupanças acumuladas ao longo de décadas de vida economicamente produtiva. Por cá, os nossos analfabetos insistem em o ISP seja uma percentagem sobre o valor do custo dos combustíveis, em vez de um valor absoluto por litro, independente do preço do mesmo - as empresas vão falindo e as pessoas ficando na miséria, mas as contas do Estado são compensadas pelas receitas extraordinárias do ISP. Ah, comparar os diferentes estados dos EUA, com os diferentes países da UE, não deixa de ter a sua graça: por lá, a reserva federal tem baixado os juros para conter a recessão; por cá, o BCE insiste em subir os juros, mesmo que isso agrave a recessão! Quero ver quando a Alemanha entrar também recessão - não digo SE, digo QUANDO, porque ela também há-de chegar lá - se a política do BCE não muda ;-) Não desejo o mal dos Alemães, mas tomara que a recessão lá chegue depressa, a bem de todos os países da EU!
 
Zé
Portugueses, vamos mas é sair da União Europeia e da moeda unica(EURO) o mais rapido possível, caso contrário o BCE vai-nos levar à miséria total!!!
 
Artur
O gestor de fundos da Investment Manegement Stuart Thomson tem o dever - e a obrigação - de saber que o modelo de desenvolvimento de cada uma das áreas económicas que compõem a zona Euro é da responsabilidade de alguém que não o BCE.
 
Portugal não conta
Como sempre, de Portugal ninguém se lembra ! Só se fôr para passar férias e falar do caso Maddie. De resto...
 
caco
VIVA O Sr Trichet! Afinal os europeus não são só os alemães,franceses e polacos? Os outros?bem, esses não contam.
 
rui
AFINAL HITLER GANHOU A GUERRA. Somos todos vassalos da economia alemã. E os campos de concentração também já têm localização: Espanha, Irlanda e Portugal.
 
zé povo
ora finalmente o reconhecimento de que a alemanha é que manda na UE, em Bruxelas, no BCE, no Burroso, desculpem Barroso, na n/agricultura, etc etc etc. está na altura de nós portugueses nos unirmos e sairmos o mais rápido possível da moeda única. isto faz-me lembrar A-a Veha e Branca. A-a Velha tem um presidente de camara e Branca tem um presidente de junta. 2 pessoas distintas. Mas quem manda na Branca e em A-a-Velha (e claro nos presidentes) é............................ ora adivinhem lá albergarienses e branquenses
 
General de Gaulle
Amigos está dado o mote para a desobediencia civil. Está na altura de abrir caça aos europeus que tentarem vir cá de férias, roubar-lhes em multas e taxas todo o dinheiro que trouxerem, mal estejam com uns copos ( que cá tanto adoram ). A Europa não interessa a nenhum português, orientaram-nos para este caminho ( fechando a agricultura, pescas, indústria ) e orientaram o país para a construção inutil (estádios, rotundas e multiusos ) e está à vista o resultado do modelo seguido: mais desemprego, miséria e corrupção do que alguma vez tivemos na nossa história. Só uma resistência dos europeus sem palavra ( espanhois, portugueses, irlandeses e italianos ) poderá salvar-nos de algo que já é a 3ª vez que é tentado pelos alemães. Vamos ver quantos rendidos existiram e quantos resistentes vai a europa ter nesta 3ª guerra. Será que o tratado com a inglaterra aínda existe?( foi o único que viu de antemão onde esta falácia do Euro nos iria conduzir ) Como é possivel condenar os Irlandeses, Checos e Polacos por não quererem aderir aeste regime? será pelas suas histórias recentes, onde ocupados e manietados por poderes mais altos aprenderam a lição e não querem voltar a cair nesses cantos da sereia? Morte à Europa que nos é impingida pela nossa classe dirigente ( sem referendos, nem eleições directas ) e de que apenas politicos e seus amigos beneficiaram.
 
bah
Os países que não tiveram juízo não podem arrastar o resto da europa. Andou tudo louco com créditos, o preço do imobiliário quadruplicou em mia dúzia de anos, empréstimos a taxas variaveis a 30, 40, e 50 anos, por apartamentos a preços de Berlim!!!! Os biliões que se empatou no betão, para quê? Apartamentos que eram vendidos 15 vezes antes de estarem construídos, e as familias a fazer fila à porta dos bancos para os comprar... mas em que outro país da Europa isto se passou? Não andava o BCE a avisar Portugal para o endividamento? As cigarras gastaram e agora querem que sejam as formigas a pagar...
 
Nuno
Os pequenos?? Os pequenos fizeram m**** e agora estão à rasca! Eu acho é que os alemães têm uma grande paciência! Pela maneira como temos conduzido os nossos destinos, admira-me é ainda nos deixarem decidir alguma coisa!
 
Sinusite (sinusite@sinusite.pt)
Os alemães a mim ainda emprestam dinheiro! Eu vou comprar um BMW novinho!! É a crédito mas que se lixe, quando não puder pagar eles vendem como usado!!
 
AC (andrecarreira@netcabo.pt)
Quem não estiver contente tem bom remédio: Sai do Euro! Talvez seja a melhor solução para países incompetentes como o nosso. Assim que saissemos teriamos taxas de juro de dois digitos e já ninguem comprava carrinhos a prestações. Os hábitos de consumo regrediriam 20 anos (alguem se lembra?) e os salários seriam rápidamente ajustados à nossa realidade. Talvez aí o país voltasse a preocupar-se em produzir (em vez de viver à custa de endividamento como vem sucedendo há 20 anos a esta parte)
 
AJS
Caro AC nem assim aprendíamos, pois desde há muito que somos um país sem rei nem roque.
 
 
envie o seu comentário
 
nome:
email (opcional):
comentário:
Os comentários enviados serão publicados após aprovação. O DE reserva-se o direito de não publicar comentários considerados como ofensivos ou sem ligação alguma ao artigo em questão

Publicidade

Outras noticias de Economia



[an error occurred while processing this directive]