EUA/Economia 2008-07-25 14:58
Encomendas de bens duradouros sobem acima do esperado em Junho
As encomendas de bens duradouros às fábricas dos Estados Unidos aumentaram inesperadamente no mês passado, reduzindo o receio de que as empresas iriam limitar os seus gastos face aos custos crescentes com as matérias-primas.
Eudora Ribeiro
O aumento de 0,8% das encomendas de bens para os próximos anos seguiu o aumento revisto de 0,1% em Maio, anunciou hoje o Departamento do Comércio em Washington, quando os analistas consultados pela Bloomberg tinham previsto um decréscimo de 0,3%.
As exportações recorde, impulsionadas pela desvalorização do dólar e as expansões económicas das economias do resto do mundo estão a ajudar as fábricas norte-americanas a resistir à crise do mercado imbiliário e ao abrandamento da procura de casas. Prevê-se que um relatório do governo divulgado ainda hoje revele que a confiança dos consumidores diminuiu em Julho e que as vendas de casas novas caíram neste mês.
“O sector da indústria não está a manifestar um comportamento típico de uma recessão, pelo menos até agora”, disse James O’Sullivan, economista da UBS Securities LLC em Stamford, Connecticut em entrevista à Bloomberg. “O peso da evidência ainda sugere que a economia está a enfraquecer apesar deste dado positivo”, sublinhou.
| |