Segundo dados do 'Center On Budget and Policy Priorities', citados pela Lusa, mais de metade dos estados, mais precisamente 29 dos 50 estados da maior economia do mundo, encontram-se na situação de fraca liquidez a médio prazo, uma realidade imediata que já atingiu a Califórnia.
O executivo do governador Arnold Schwarzenegger vai pôr à venda na próxima semana um pacote de tÃtulos do Tesouro, com vista a obter liquidez suficiente para cobrir os gastos diários. Contudo a crise financeira poderá limitar os ganhos da operação planificada por este governo estadual.
John Chiang, analista económico independente do governo californiano, assegurou que o executivo poderá ficar sem liquidez no dia 29 deste mês se a operação de venda de tÃtulos não surtir efeito. Schawarzenegger também já escreveu uma carta ao Departamento do Tesouro dos Estados Unidos a pedir que lhe sejam emprestados 7 000 milhões de dólares de fundos federais e sair da situação de ‘aperto’ financeiro em que se encontra.
No Tennesse, as autoridades prevêem uma redução de postos de trabalho governamentais de pelo menos de 2 000 pessoas.
No Ilinois foram reduzidos os fundos destinados à assistência infantil, saúde mental e outros serviços de jovens.
No Nevada, o estado dos casinos e onde o governo não tem impostos estaduais, as receitas previstas para o exercÃcio fiscal de 2008 vão baixar 12% no consumo, 31% no caso das taxas referentes à s transacções imobiliárias e 16% nos lucros decorrentes do jogo, em relação a 2007, o que provocou a redução das despesas sociais relacionadas com saúde e infância.
Também de acordo com um estudo do Rockefeller Institute of Government, os estados do Arizona, Califórnia, Florida, Michigan e Rhode Island são neste momento os que mais sentiram a crise financeira, ainda que se aponte os problemas fiscais que se estenderam de imediato ao Connecticut, a Nova Jersey e a Nova Iorque.
| Comentários | |