Zona Euro 2008-09-05 11:59
Trichet diz que os mercados financeiros começaram a proceder à reavaliação do risco
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou hoje que os mercados financeiros mundiais "iniciaram finalmente" o processo de reavaliação do risco para níveis mais apropriados, embora lamente que este esteja a decorrer de um modo "significativamente menos ordeiro do que o esperado."
Pedro Duarte
Ao falar em conferência de empresa em Frankfurt, citado pela agência Reuters, Jean-Claude Trichet afirmou que os mercados financeiros estão agora "a prestar mais atenção à qualidade dos activos em que investem", tendo sublinhado que a atitude mais apropriada do BCE em relação a todo o processo é o de "permitir que este tenha lugar do modo mais ordeiro possível, jogando um papel de suporte sempre que os riscos à estabilidade dos preços no médio prazo venham a ocorrer."
Relativamente às alterações às regras do BCE para restringir os critérios dos empréstimos que concede, Trichet disse que estes não constituem uma alteração considerável das regras, e certamente "não têm nada a ver com um aumento das taxas de juro."
Na mesma ocasião, e ainda sobre o assunto das novas regras do BCE, o membro da comissão executiva da autoridade monetária Lorenzo Bini Smaghi afirmou que estas "não constituem um aumento particular das restrições, e surgem (...) em linha com procedimentos saudáveis de gestão do risco".
Para este responsável, "a reacção dos mercados financeiros ao anúncio de ontem foi talvez um pouco exagerado."
 |
| Comentários |
| |
|
brunel
|
|
estes velhos já deviam era estar reformados só fazem é porcaria nada mais...
|
| |
|
PIRULITO
|
|
MANDEM O TRICHET EMBORA SEM REFORMA E PONHAM NO LUGAR DELE UM INDIVÍDUO COM CONSCIÊNCIA SOCIAL E SOBRETUDO QUE SAIBA O QUE FAZ.
|
| |
|
mendonça
(jorgemendonca62@hotmail.com)
|
|
Compare-se a atitude do FED comparada com a do BCE! Logo apos a crise subprime; Analisemos a reacção da economia Americana com a da Europa e depois cada um que tire dai os ensinamentos que deve tirar!
Penso que na Europa continuamos a trabalhar a Carvão, os Estados Unidos, ja estaõ na "Era Super Sonica".
|
| |
|
Ferreira10
|
|
Tudo isto é muito bonito, sobretudo quando atendemos aos manuais da escola.E não conseguimos descortinar o efeito pratico de certas politicas económicas.Nos Estados Unidos a Fed baixou os juros num momento em que a inflação tinha um valor significativo.Dizia-se mesmo,metaforicamente, que dada a aprendizagem de 1926/7 que o governador estava disposto a distribuir dinheiro via helicóptero pelas populações se isso de algum modo evitasse a recessão.Os resultados estão à vista.Já se vai dizendo que os Estados Unidos já vão sentindo uma ligeira expansão económica ainda que incipiente.Ou seja, houve espaço temporal para registar uma descida dos juros e agora, eventualmente, pensar em subi-los novamente.Aqui na Velha Europa tem-se a paralisia de não dar nenhum passo em falso.Se todos se lembram, a inflação começou a subir quando devido ao subprime os investidores resolveram transferir somas avultadas para as comodoties.Encarecendo desta forma o preço dos cereais e do petróleo.A descida de juros traria de volta esses investidores ao mercado de acções dito aqui por mim de «normal».É certo que estimularia o consumo das famílias.Será? Que a baixa de 1 ou 0.5 pontos percentuais traria às famílias endividadas uma maior margem de manobra?Não me parece!O que me parece é que a vida desses investidores para o mercado aqui apelidado por mim como normal levaria a que as comodoties baixassem de valor, esvaziando de significado esses dois papões responsáveis pela presente inflacção! Os cereais e o petróleo.
|
| |
|
JCV
|
|
Se houvesse alguma consciência social, baixava-se a taxa de juro para aliviar um pouco o nó da corda que a maior parte da classe média à volta do pescoço.
|
| |
|
Zé
|
|
Os bancos centrais deixaram andar. - As entidades financeiras viciaram - O Zé povinho deu na veia com a seringa das farturas, agora como qualquer outro viciado quer mais, como não há está de ressaca.
|
|
| |
 |
| |
 |
|
|