Crise financeira 2008-10-09 18:10
Venda a baixos preços de activos de bancos islandeses reduz valor de créditos para aquisições
O valor dos empréstimos de alto risco e elevada remuneração utilizados para financiar as aquisições alavancadas (LBOs) está em forte queda, devido à especulação de que mais de mil milhões de euros em dÃvida estão a ser oferecidos para venda, incluindo activos que pertenciam aos bancos islandeses recentemente nacionalizados.
Pedro Duarte
A agência Bloomberg noticia que foram enviados aos operadores detalhes dos créditos que foram colocados à venda aos investidores, no seguimento do colapso do sector bancário islandês.
"Estão a circular para que sejam efectuadas ofertas várias listas de empréstimos alavancados", disse à Bloomberg o administrador de investimento do fundo LNG Capital, que precisou que um dos empréstimos "é de um banco islandês e dois são de fundos 'hedge' que estavam alavancados. Isto vai afectar os valores contabilÃsticos de todos os empréstimos."
Hoje, as autoridades islandesas tomaram controlo do banco Kaupthing, o maior do paÃs, numa tentativa de criar "um sistema bancário operacional no paÃs". A Bloomberg calcula que os bancos islandeses têm dÃvidas no valor de cerca de 44,7 mil milhões de euros, cerca de doze vezes o tamanho da Economia da Islândia.
Para além do Kaupthing, já colapsaram o Lansbanki e o Glitnir, respectivamente o segundo e terceiro maiores bancos do paÃs.
|
 |
| Comentários |
| |
| |
 |
|
|